segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Servos Digitais x Servos Analógicos.


Para começar, um "servo digital” é o mesmo que um servo analógico, com exceção de um microprocessador, que analisa os sinais recebidos receptor e controla o motor.

Não é correto achar que um servo digital se difere muito de um servo analógico em seu design físico. Servos digitais têm os mesmos motores, engrenagens e caixa como os servos analógicos, e o que é mais importante, têm um Potenciômetro de “Feedback” tal como os analógicos.

Onde o servo digital difere é na forma de como os sinais recebidos do receptor são processados, e, por sua vez, controlando a potência inicial para o servo motor, reduzindo a inatividade, aumentando a precisão e gerando uma maior força.

Em um servo analógico ocioso, não há energia sendo enviada para o motor.

Quando um sinal é recebido pelo servo ou uma força é aplicada em seu braço, o servo responde enviando alimentação/tensão para o motor.

Esta tensão, que é de fato a maior possível, é pulsada ligando/desligando a uma taxa fixa de 50 ciclos por segundo.
A criação de pequenos pulsos gera um controle eficiente de velocidade, controlando o motor e movendo-o para a posição desejada.

Por sua vez, o potenciômetro informa ao micro controlador que a posição desejada foi alcançada, assim, os pulsos são reduzidos até que nenhuma tensão seja aplicada ao motor.

As 3 imagens abaixo demonstram dois ciclos de pulsos (ligado/desligado).

Diag. 1. – Servo parado.
Diag. 2. – Curto período de tempo, ou seja, baixa velocidade.
Diag. 3. – Pulso Longo, ou seja, maior velocidade



Como você pode imaginar um pequeno pulso (5 volts) seguido de um intervalo (0 volts), não da ao motor um grande “incentivo” a girar, ao contrário do que um longo período faria.
Isso significa que, um pequeno movimento no controle, envia um pequeno pulso ao motor, sendo que isso é muito ineficiente, isso é chamado de “banda morta”, isso é, muito lento ou praticamente nenhum movimento do servo.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

É possível aprender a pilotar um aeromodelo sozinho?


Aeromodelos treinadores elétricos são mais lentos e aguentam mais abusos do que modelos à explosão, além de sofrer menos danos no caso de pequenos acidentes.

Boa parte de nossos colegas aprendeu a pilotá-los sozinhos, mas sempre alguns cuidados são necessários:

  • Comece por um modelo treinador básico, asa alta com diedro. Um GWS SlowStick é um ótimo modelo para aprender;
  • Treine em um simulador uma meia-hora por dia durante uns 10 dias, para se acostumar com os comandos;
  • Procure observar outros pilotos algumas vezes, peça dicas, se possível peça para outro piloto de aeromodelos elétricos verificar seu modelo e se possível fazer o primeiro vôo e ajustes;
  • Se houver algum piloto um pouco mais experiente que tenha cabo trainer, tente fazer alguns vôos com duplo-comando.

Como escolher o combustível para seu automodelo

Veja na tabela abaixo qual o combustível mais adequado para seu automodelo. No caso de seu modelo não estar listado na tabela, veja quais os combustíveis indicados para os motores com cubagem mais próxima do seu (.15, .21, etc.)

Motores

até .15

.18

.21

até . 28

Automodelos

FW06/05, Fazer, TR-15,

DBX, DST, Evader, Street Force GP2, etc.

Mad Force, Inferno Sports 3

Inferno US, Giga Crusher, Savage, Inferno GT, Raze, WarHead.

Byron Racer 2000 II*

ok

ok

ok

ok

SideWinder 20%*

ok

ok

ok

ok

Byron Racer 2500 ProDrive II25% nitrometano

leia abaixo

leia abaixo

leia abaixo

leia abaixo

Byron Racer 3000 II30% nitrometano

leia abaixo

leia abaixo

leia abaixo

leia abaixo

Byron Racer 3000 ProDrive II30% nitrometano

leia abaixo

leia abaixo

leia abaixo

leia abaixo

Os combustíveis Byron Racer 2000 geração II e o Sidewinder possuem 20% de nitro e foram desenvolvidos para uso geral podendo, portanto, ser utilizado em qualquer automodelo. São combustíveis importados e fabricados pelas líderes mundiais deste segmento sob severo controle de qualidade. A UniversoRC indica estes combustíveis como a melhor opção para quem está começando.

Combustíveis com mais de 20% de nitrometano podem requerer ajustes mais complexos no motor como a alteração da taxa de compressão do motor. Estes combustíveis são aconselhado apenas para praticantes com experiências em regulagem de motores, pois a utilização em motores não regulados corretamente pode vir a danificar seriamente o motor.

A linha ProDrive da Byron contém uma menor quantidade de lubrificantes na formulação para fornecer o máximo de desempenho ao motor e é destinada para competições. Sua utilização em motores não regulados corretamente para este fim pode vir a danificar seriamente o motor.

A UniversoRC entrega combustíveis para todo o Brasil (via transportadora) e oferece descontos especiais para compras superiores a 4 unidades para alguns tipos de combustíveis.

Posso usar outros combustíveis que não os indicados nesta tabela em meu automodelo?

Sim, você pode desde que esteja de acordo com as especificações existentes no manual de seu automodelo e seja um combustível específico para automodelo. A utilização de combustíveis de avião ou helicóptero radiocontrolados em automodelos implica na perda de garantia dos mesmos porque estes combustíveis tem concentração de nitrometano e lubrificantes diferentes.
Nunca use em seu automodelo: gasolina; combustível de avião ou helicóptero radio-controlado; combustível com concentração de lubrificantes e nitrometano diferente do que o indicado pelo fabricante.

É melhor utilizar combustíveis com maior concentração de nitro?

A regra básica é a seguinte: quanto maior a concentração de nitro, maior o desempenho do motor e menor a durabilidade. Porém a durabilidade do motor também tem haver com a regulagem do motor, a temperatura de uso do motor, com a qualidade do filtro de ar do motor e do óleo do filtro do ar, com a própria qualidade do combustível e dos lubrificantes utilizados. Assim você pode também ter excelenete durabilidade com um combustível com mais nitro.
Por outro lado, a cubagem do motor também demanda concentrações específica de nitro. Assim alguns motores tem taxa de compressão para combustíveis com concentração específica de nitro. (Veja mais abaixo)

Qual a relação entre a quantidade de nitro e a cubagem dos motores?

A regra geral é que motores de maior cubagem (.28/.25) funcionam melhor com combustíveis com maior concentração de nitro. Porém esta tabela é apenas indicativa. Você pode usar um combustível com 16% de nitro e um motor de .28, porém talvez seja necessário alterar a taxa de compressão do motor. Da mesma maneira você poderá usar combustível com 30% de nitro em um motor .12, mas talvez seja necessário alterar a taxa de compressão para uma perfeita regulagem do motor.

Qual a marca de combustível devo usar?

Esta pergunta é muito difícil de responder, pois cada um dos combustíveis tem suas vantagens e qualidade. De toda forma, a UniversoRC só trabalha com combustíveis de qualidade comprovada e qualquer um que você escolher não danificará o seu automodelo desde que tenha a concentração de nitro indicada para seu motor.

Qual o prazo de validade do combustível? Qual a quantidade que vem em cada embalagem?

No geral os combustíveis não devem ser usados após 4 meses de armazenamento pois a concentração de lubrificante e metanol se altera com a evaporação do álcool. Expor o combustível ao sol ou armazená-lo em ambiente muito quente também diminuem a durabilidade do combustível.
Todos os fabricantes vendem o combustível em galão, o que equivale a 3,6 litros.